30 outubro 2020

Binóculo da vida - A CHEGADA DO CIRCO

Logo pela manhã havia grande chinfrim pela rua, a música entoava em toda a vila e apregoava-se a chegada do circo. As crianças saiam à rua e corriam atrás de palhaços em cima de andarilhos - grandes pernas de madeira - com um equilíbrio espantoso, informando as novidades que podiam ver. Saltimbancos, equilibristas, palhaços, magia e muitas surpresas. 

Assista ao maior espectáculo de circo com os maiores artistas que já viu. Diziam! Venham ao circo Mariano! Às 4 da tarde e às 10 horas da noite!

O José ficou rodeado dos netos para que os deixasse ir ao circo, falavam todos ao mesmo tempo que o avô já se estava a sentir sufocado. 

Acalmem-se…! Tirem-se de cima de mim, dizia o José!

Temos que pensar muito bem! 

Não era todos os dias que tinham esta oportunidade de poder ver um espectáculo daqueles! 

O avô viu o entusiasmo tão grande dos gaiatos e até ele sentia esse desejo e por isso resolveu com os pais irem ao circo. Os pais e os avós preparam a criançada e até eles com as roupas graves (roupas que só se vestiam na altura de acontecimentos importantes, festas etc.) Porque a outra roupa para alguns era muito pouca e a que vestiam o dia-a-dia muitas vezes era lavar e vestir. 

Iam eufóricos e ansiosos! Como seria?   

 No Largo do Arquiz havia uma grande movimentação. A passagem de cada pessoa levantava poeira deixando os sapados que tinham sido engraxados brancos do pó, barracas de algodão doce, carroceis de cavalinhos e carros, ninguém se fazia ouvir, mas a alegria essa, não escapava aos olhos dos mais atentos. Os sorrisos as gargalhadas tudo era muito saudável. O coração batia com mais força e a ânsia daquele dia diferente dava para nunca mais esquecer. 

Depois chegou a hora do espectáculo.

Dirigiram-se para a bilheteira ali pareciam estar quase todos os habitantes da vila. Uma grande fila! Os artistas esperavam à porta para lhes indicar o lugar.

Depois de sentados e, de uma pequena espera, fez-se grande silêncio. O apresentador começou a apresentar os artistas que, com o seu peculiar jeito, deixou todos suspensos. Depois cada número que se seguia e se via era como feitiço ou de grande admiração. Com os trapezistas, muitos tapavam os olhos com medo que caíssem. Veio depois o mágico com a sua partenaire fez desaparecer e aparecer flores, pombas, coelhos, lenços coloridos, moedas e olhou para um dos netos do José, aproximou e da orelha e tirou uma moeda, depois do nariz, o Luís parecia estar assustado. As pessoas abriam a boca toda soltando um grande Ah! De enorme espanto. 

Cá fora queriam andar nos carroceis, comer algodão doce, enfim foi o culminar de sensações que levaram na memória e não iam esquecer nunca.


                                                                  Fotos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário